Instituto Pensar - Armamentista é relator de projeto que susta flexibilização de armas

Armamentista é relator de projeto que susta flexibilização de armas

por: Eduardo Pinheiro 


Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O senador armamentista Marcos do Val (Podemos-ES) é o relator de quatro projetos apresentados pelo PT que tramitam no Senado Federal e tentam sustar decretos assinados pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que flexibilizam as regras para a aquisição de armas no Brasil. O parlamentar é instrutor policial e consultor na área de segurança. Em 2017, ele criou uma premiação para o setor armamentista patrocinado por fabricantes de armas como a Taurus e a CBC.

Leia também: Maioria de vítimas de arma de fogo no Brasil são negros

Votação para impedir mais armas

De acordo com o jornal O Globo, a votação, que estava prevista para ocorrer nesta quinta-feira (8), deve ser adiada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), a pedido do relator. Para Marcos do Val, não é o momento adequado em função da pandemia da Covid-19.

"O meu entendimento é de que este não é o momento para se votar esse tipo de matéria. Estamos em meio a uma pandemia e todos os esforços deveriam ser voltados para essa causa. É um assunto fora do contexto que estamos vivendo, estamos falando de vacinação, auxílio? Não é um assunto prioritário?.
Marcos do Val

Novas regras podem valer na segunda

Caso o adiamento da votação pelo Senado ocorra, as novas regras passam a valer a partir da próxima segunda-feira (12). Um dos decretos aumenta de quatro para seis a quantidade de armas que um cidadão comum pode comprar. Profissionais da segurança pública poderão ter até oito.

Além dos projetos de decreto legislativo que tramitam no Senado, os decretos assinados por Bolsonaro são alvo de ações diretas de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF). As ações estão sob a relatoria da ministra Rosa Weber. Ela decidiu liberar os processos para serem julgados de forma virtual a partir do dia 16.

Desarme: PSB contra as armas

Na quinta-feira passada, dia 1º de abril, o PSB iniciou a campanha "Desarme: PSB contra as armas!?. O partido defende, neste momento, que a prioridade do Brasil é pacificar a sociedade e concentrar todos os esforços das lideranças políticas em uma unidade nacional para a imunização dos brasileiros.

primeiro vídeo da campanha faz um alerta sobre o risco à vida: "Armas matam pessoas, interrompem sonhos e destroem famílias?. O vídeo termina com a mensagem "Menos armas, mas vacinas?, uma prioridade clara no momento em que a população brasileira enfrenta o auge da pandemia da Covid-19, com recordes diários de mortes e mais de 320 mil vidas perdidas.

Nessa segunda-feira (5), reiterando a necessidade de derrubar decretos de Bolsonaro, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, alegou que "mais de 70% das vítimas de arma de fogo no Brasil são negros? e declarou que "está na hora de mudar essa realidade?.




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: